sábado, 30 de julho de 2016




ÀG.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'.

A VIRTUDE SOCRÁTICA


          Sócrates, filósofo ateniense, nascido em 469 ou 470 a. C, foi  um marco na história da   filosofia grega. Antes de Sócrates, a filosofia grega se debruçava sobre temas relacionados a natureza e seu principio. Os primeiros filósofos, tinham como preocupação, descobrir o fundamento e causa primeira do cosmos.  A partir de Sócrates, a filosofia grega é dividida entre pré-socráticos e pós-socráticos, tendo em vista,  a sua importância na historia da filosofia como um divisor de águas, ao instaurar uma nova forma de pensar a filosofia a partir do homem e para  o homem. Sócrates, ao contrário dos primeiros filósofos gregos, os filósofos da natureza, estabelece uma nova forma de fazer filosofia, sua filosofia é voltada para o homem. Sócrates  aplica a sua filosofia sobre o etos ( ética) humano, refletindo sobre a importância do conhecimento para libertar o homem da ignorância, combater os males que afrontam a humanidade e conduzir o ser humano à uma vida mais feliz.  
            
          A felicidade para Sócrates, significava ter uma vida regrada pela razão, pois a partir da reflexão  de si, o homem cultivaria a virtude, que e o caminho para o qual a razão conduz os atos humanos. A partir do uso ponderado da razão, o homem atingiria o status de sofós ( gr. sábio), e quando mais avança-se na busca do conhecimento de si mesmo, mais se libertaria da dor e do sofrimento, pois segundo ele,  o autoconhecimento de si mesmo, é quem libertaria o homem do julgo da ignorância fazendo sua vida mais feliz. Uma vez atingindo um estado de espírito guiado por uma vida virtuosa, o homem sábio, jamais desejaria voltar ou regredir em direção ao mal, cedendo as amarras da ignorância, haja vista que para ele,”  o Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância” e tenta a todo custo distanciar-se dela.
           
Em Sócrates, a filosofia é partilhada a todas as pessoas, o filósofo não restringia a filosofia apenas as elites de sua época, mas dialogava nas praças, em banquetes na casa de amigos, em bordéis e nos campos, ao ar livre. Para ele, todo mundo, sem exceção, poderia chegar possuir uma vida virtuosa, contanto que o seu primeiro passo, fosse o reconhecimento de sua ignorância. Para tanto, era preciso assumir uma postura auto-reflexiva e crítica dos valores e saberes aprendidos pelas tradição, afim de que, ao questionar o fundamento de tais valores, o homem permitiria brotar em si mesmo-através do auto concimento- virtudes autênticas, onde cada ato, seria executado com uma causa fundamentada, que o explicasse, ou seja, as ações do sábio, seriam ações refletidas ao invés de ações deliberadas, a partir da mera imitação dos valores da sociedade da polis grega. Isso explica o motivo pelo qual a famosa frase; “conhece-te a ti mesmo”, atribuída à Sócrates pelo oráculo de Delfos, inscrita no pórtico do templo dedicado ao deus Apolo, torna-se um rótulo de sua filosofia do auto conhecimento.
            
          Em outras palavras: Sócrates, pretendia conduzir o homem grego, ao aprofundamento da consciência, assumindo uma postura virtuosa, sua sabedoria começa quando se admite sua própria ignorância, por isso, ele teria constatado que, o que o distinguia do outros filósofos de seu tempo, era justamente o fato de ser ele, o único em cuja sabedoria, consistia, no fato de reconhecer que nada sabia.No entanto, este passo de auto conhecimento de si mesmo, não se dá apenas mediante uma mera negação dos valores que aprendemos, mas a partir do  método socrático de conhecimento, denominado por ele mesmo de parto das ideias, a famosa dialética socrática. Tal método de conhecimento consistia em três etapas: a ironia, a aporia e a maiêutica.

            A ironia consistia no questionamento dos conceitos , tal questionamento constrangeria o interlocutor a admitir sua ignorância, ficando em aporia ( estado de perplexidade e embaraço), a partir dai, o interlocutor, ao constatar a falta de fundamento em sua própria crença, se esforçaria por si próprio chegado ao ultimo estágio da dialética socrática, que era justamente a maiêutica, ou parto das ideias. Como o próprio, nome sugere, o conhecimento para Sócrates era análogo ao parto de uma criança, um novo nascimento, de onde viria a luz, uma nova vida, ou uma nova concepção de vida: a verdade! A analogia de Sócrates à verdade como parto, seria uma homenagem a profissão de sua mãe, que era parteira.
            Portanto, vemos, em Sócrates, que o conceito de virtude, está associado a uma vida feliz regrada pela razão. Neste sentido a virtude em Sócrates, assume um status de fundamento racional objetivo, na condução da vida humana. Em suma, a filosofia socrática não é uma filosofia da  estática, contemplativa e abstrata, como foram para os filósofos pré-socráticos., mas é  uma filosofia dinâmica e prática voltada para o ser humano, que visa a formação para a vida virtuosa: uma vida feliz.



Will Jackson Santos de Oliveira, Apr.’. M.’. Cad. 3.818 da
A.’.R.’.L.’.S.’.  Eliezer Sá Peixoto Nº29  Oriente de Rio Largo/Al., jurisdicionada a Mui e Respeitável Grande Loja do Estado de Alagoas - GLOMEAL)


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